Post Cover

Roteiro para uma viagem romântica perfeita pela Serra da Mantiqueira

Avatar do usuário

Por Destinos Imperdíveis

Atualizado há 4 meses

A Serra da Mantiqueira é a região favorita dos casais apaixonados para fazer aquela inesquecível viagem a dois. Com uma natureza inigualável, programas para todos os gostos, gastronomia repleta de sabores únicos e excelentes opções de hospedagem, não é difícil entender por que o local atrai tantos visitantes.

Seja com o charme europeu de Campos do Jordão, o ecoturismo em Santo Antônio do Pinhal e até mesmo a tranquilidade de Pindamonhangaba, a região esconde surpresas que prometem agradar até mesmo o mais experiente dos viajantes.

Para provar isso, preparamos este guia de como curtir ainda mais as principais cidades da Mantiqueira Paulista ao lado daquela pessoa especial. Aqui você encontrará dicas de atrações e restaurantes que vão transformar a sua viagem a dois em uma experiência inesquecível. Confira!

Campos do Jordão

Campos do Jordão
Marco Ankosqui - MTUR

Campos do Jordão é um dos destinos mais conhecidos de São Paulo. Com seu clima montanhês e a charmosa arquitetura europeia, a cidade atrai milhões de viajantes - principalmente casais apaixonados - todos os anos.

O destino é o mais alto da Serra da Mantiqueira, a 1650 metros de altitude, então é bom pegar um agasalho reforçado para encarar as baixas temperaturas que chegam a ser negativas, principalmente durante o inverno.

Mesmo se você não gosta do frio o sacrifício compensa. Campos do Jordão possui paisagens espetaculares, gastronomia rica e diversa, além daquele clima romântico no ar.


O que fazer em Campos do Jordão?

O que fazer em Campos do Jordão?
Sidney Michaluate

Morro do Elefante

O Morro do Elefante proporciona um dos cenários mais lindos do passeio pela Serra da Mantiqueira. A 1800 metros do nível do mar, o local oferece uma vista panorâmica da cidade e, principalmente, da Vila Capivari.

Com acesso totalmente gratuito, existem duas formas de chegar ao topo.

A primeira é subindo de carro. O ponto de partida é a Vila Capivari, a partir do local existe um caminho com cerca de 1.5Km que leva até o topo do morro. Ao longo de todo o percurso, há placas sinalizando as direções.

A segunda maneira é pegando o teleférico que parte do Parque Capivari, opção diferenciada e perfeita para aproveitar o passeio ainda mais.


Vila Capivari

Vila Capivari
Divulgação

Já que estamos falando dela, a Vila Capivari é outro ponto turístico de destaque em Campos do Jordão. A cidade é conhecida como a “Suíça Brasileira” graças a este local.

Em meio às construções tipicamente europeias, você pode aproveitar para comprar malhas, chocolates ou tomar um café apreciando a paisagem.

Durante a alta temporada, no inverno, o local também é palco de inúmeras apresentações artísticas.

Dica dos locais

Também é durante este período que a Vila Capivari oferece uma pista de patinação no gelo, dentro da Galeria Vila Capivari.


Parque Amantikir

Parque Amantikir
Bento Jr

Uma das atrações indispensáveis de Campos do Jordão é o [Parque Amantikir] (http://www.parqueamantikir.com.br/). São 26 jardins muito bem cuidados, com mais de 700 espécies de plantas distribuídos em 600 metros quadrados.

O percurso entre os belíssimos jardins pode ser feito entre 1 e 2 horas, vai depender muito do ritmo do casal, afinal, vocês vão querer parar em diversos pontos para fazer fotos.


Onde comer em Campos do Jordão?

Onde comer em Campos do Jordão?
Divulgação

Restaurante Capivari

Especializado em peixes, o Restaurante Capivari também oferece o delicioso fondue, marca registrada da cidade.

Dica dos locais

A peculiaridade do local é a relação do proprietário com os pássaros da cidade. Os animais são clientes assíduos do estabelecimento. As aves já estão acostumadas com as pessoas, sendo possível até mesmo tirar uma foto com elas.


Coquelicot Bistrot

Coquelicot Bistrot
Divulgação

Ambiente romântico, atendimento excelente e um dos melhores fondues de Campos do Jordão. Isto é o que o Coquelicot Bistrot oferece, uma verdadeira experiência gastronômica! Com uma réplica da Torre Eiffel, não é de se espantar que o estabelecimento seja considerado um pedacinho da França em Campos do Jordão.


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


Santo Antônio do Pinhal

A natureza exuberante de Santo Antônio do Pinhal faz do destino o favorito dos amantes de ecoturismo. São cachoeiras, parques e vistas espetaculares das montanhas da região. Excelente alternativa para quem procura por tranquilidade em sua viagem!


O que fazer em Santo Antônio do Pinhal?

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal?
Ken Chu - expressão studio

Jardim dos Pinhais

O Jardim dos Pinhais é o primeiro parque de jardins temáticos do país. Com mais de 1200 metros de extensão, contempla ambientes dedicados a flora de diferentes biomas.

Dica dos locais

Construído respeitando o meio ambiente local, proporciona um passeio agradável em meio a natureza e com a bela vista da Serra da Mantiqueira.


Pico Agudo

Pico Agudo
Ken Chu - expressão studio

Com 1.634 metros de altitude, o Pico Agudo é bastante procurado por praticantes de voo livre e também por aqueles que desejam contemplar a paisagem espetacular da região.


Cachoeira do Lageado

Cachoeira do Lageado
Ken Chu - expressão studio

A 7km do Centro de Santo Antônio do Pinhal, a Cachoeira do Lageado é cercada por muito verde e traz ar puro e muita tranquilidade aos visitantes.

E a diversão não vai parar por aí: a queda d’água forma uma piscina natural em meio às pedras.

Dica dos locais

Com boa estrutura, dá para passar todo o dia por lá. Que tal um passeio pelas trilhas e um piquenique?


Onde comer em Santo Antônio do Pinhal?

Truta com maracujá
Divulgação

Restaurante Arco Íris

Especializado em trutas, o Restaurante Arco Íris foi construído com material de demolição, proporcionando um ambiente rústico e aconchegante. Porém, o verdadeiro charme do local é a natureza.

Dica dos locais

Você pode saborear os pratos do estabelecimento em um quiosque ao lado de uma cachoeira ou à beira de um lago com 3000 metros quadrados de superfície.


Bistrozin da Montanha

Bistrozin da Montanha
Divulgação

A gastronomia contemporânea da região é o que guia a cozinha do Bistrozin da Montanha, também chamado de Canto da Gula.

Unindo azeite e ervas mediterrâneas com os ingredientes serranos, como o pinhão, cogumelo e trutas, o local oferece pratos de sabores únicos e requintados.


São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí é o esconderijo perfeito para aqueles que desejam fugir do agito da cidade grande. Pousadas aconchegantes, ótimas opções gastronômicas e atrações naturais para quem deseja relaxar ou se aventurar, o destino promete agradar a todos os gostos.


O que fazer em São Bento do Sapucaí?

O que fazer em São Bento do Sapucaí?
Aniello de Vita - expressão studio

Complexo da Pedra do Baú

O Complexo da Pedra do Baú é a atração de destaque da cidade. O grupo de montanhas é composto pelo Bauzinho, Ana Chata e a elevação que dá nome ao local.

Cada um deles conta com uma trilha própria, com dificuldades variadas. A do Bauzinho é a mais tranquila, com apenas 100 metros de extensão.

Dica dos locais

A trilha Bauzão requer experiência e equipamentos de proteção adequados e, por isso, não é recomendada para todos os visitantes.


Capelas de Mosaico

Capelas de Mosaico
Aniello de Vita - expressão studio

Ao caminhar por São Bento do Sapucaí, você certamente vai se deparar com uma das simpáticas capelas de mosaico. A original fica na Rua Treze de Maio, 217, no Centro da cidade. Ela foi um projeto de revitalização do casal de artistas Ângelo Milani e Claudia Villar.

Para fazer a obra foram usados fragmentos de estátuas de santos, que compõem o visual colorido do local. O sucesso se espalhou e hoje é possível encontrar várias delas pelas ruas da cidade.


Onde comer em São Bento do Sapucaí?

Onde comer em São Bento do Sapucaí?
Divulgação

Sabor com Arte

Você pode aproveitar a sua visita a Pedra do Baú para se deliciar com os pratos do Sabor com Arte. O restaurante pet friendly conta com buffet aos finais de semana e feriados, 34 opções de pratos a la carte, pizzas e panquecas.

Dica dos locais

Depois de comer, você pode passar no Paiol das Artes, espaço dedicado ao artesanato no local, e levar uma lembrancinha para casa.


Entre Vilas

Entre Vilas
Aniello de Vita - expressão studio

O Entre Vilas une a experiência das vinícolas serranas com os sabores da comida brasileira. O restaurante abre apenas aos finais de semana e feriados prolongados, mas vale a pena esperar: os pratos são feitos com carinho e cuidado, utilizando ingredientes locais e se inspirando no conceito Slow Food.


Monteiro Lobato

Monteiro Lobato
Divulgação

O nome já entrega, não é mesmo? Esta é a cidade responsável por abrigar o Sítio do Picapau Amarelo, cenário comum da infância de muitos. Indo além das aventuras da boneca falante e seus amigos, o destino conta com atrações naturais, cenários apaixonantes, trilhas e corredeiras para os amantes de aventuras.


O que fazer em Monteiro Lobato?

O que fazer em Monteiro Lobato?
Divulgação

Sítio do Picapau Amarelo

O cenário que serviu de inspiração para as histórias do escritor que viveu na cidade é a principal atração turística do destino. O casarão de 19 cômodos se mantém como Monteiro Lobato o deixou.

Ao redor há uma ampla área de verde, onde é possível se deparar com cenários icônicos das aventuras, como a Cachoeira do Reino das Águas Claras e viver experiências típicas daquela época, como balançar em um balanço de cordas.

Dica dos locais

É possível apenas visitar o local ou aproveitar o pacote visita mais almoço.


Onde comer em Monteiro Lobato?

Onde comer em Monteiro Lobato?
Mariana Santos

Beira do Riacho

O Beira do Riacho é um daqueles restaurantes cuja experiência vai muito além da refeição.

O estabelecimento pet friendly oferece comida brasileira, cervejas artesanais e grande área ao ar livre, onde é possível curtir os encantos da natureza.


Pindamonhangaba

Pindamonhangaba
ACIP

Pindamonhangaba ou Pinda, para os íntimos, é um destino que mescla natureza, história e cultura para oferecer uma experiência diferenciada aos seus visitantes. A cidade mantém aquele ar de interior e ao mesmo tempo encanta os viajantes com uma estrutura de qualidade.


O que fazer em Pindamonhangaba?

O que fazer em Pindamonhangaba?
Divulgação

Pico de Itapeva

O Pico de Itapeva é uma das atrações favoritas dos visitantes de Pinda. Com uma altura de 2.030 metros, o local surpreende com uma vista espetacular da Serra da Mantiqueira. Lá de cima dá para ver 15 cidades da região!

A estrutura do local ainda conta com uma fonte dos desejos, jardim de lavandas e lanchonete.


Fazenda Nova Gokula

Fazenda Nova Gokula
Divulgação

A fazenda Nova Gokula chama a atenção daqueles que procuram por paz e tranquilidade. O local é, na verdade, uma comunidade de pessoas que seguem a religião de Hare Krishna, porém, permite passeios não relacionados à crença.

São as vistas espetaculares e as caminhadas ecológicas que fazem da atração uma das mais procuradas da região. É difícil não se apaixonar pela natureza do local, um refúgio verde de tranquilidade.

Dica dos locais

Não são permitidos alimentos de origem animal e bebidas alcoólicas no local.


Onde comer em Pindamonhangaba?

Onde comer em Pindamonhangaba?
Divulgação

Armazém da Fazenda

O ambiente rústico é um convite para apreciar os sabores da Serra da Mantiqueira no Armazém da Fazenda. Durante o dia é servido um buffet livre com gastronomia mineira e pratos variados, feitos no fogão a lenha. A noite, as pizzas tomam conta do cardápio, com sabores que dão água na boca.


Boteco do David

Boteco do David
Divulgação

O Boteco do David oferece gastronomia contemporânea e cervejas artesanais em um ambiente diferenciado. Para ousar e descobrir novos sabores: o cardápio também conta com pratos exóticos a base de carne de rã, filé de avestruz e lula gigante.

Dica dos locais

Para ousar e descobrir novos sabores: o cardápio também conta com pratos exóticos a base de carne de rã, filé de avestruz e lula gigante.

Quer ainda mais opções para comer bem na Serra da Mantiqueira? Confira o roteiro especial que preparamos para quem ama gastronomia refinada!

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.