Post Cover

Primeira vez em Campos do Jordão: dicas e passeios essenciais

Avatar do usuário

Por Visit SP

Atualizado há 4 meses

Conheça as principais atrações da charmosa Campos do Jordão

Campos do Jordão, na região da Mantiqueira Paulista, é destino de inverno queridinho pelos paulistanos mas reserva boas atrações durante todo o ano, principalmente nos meses de baixa temporada como abril e setembro! A 170 km de São Paulo, Campos do Jordão pode ser acessada de carro, moto ou ônibus.

Para quem vai conhecer a cidade pela primeira vez, este roteiro reúne as atrações imperdíveis que podem ser conhecidas em um final de semana ou feriado prolongado.

Vila Capivari

O bairro da Vila Capivari é o ponto de encontro turístico da cidade, com seus prédios em estilo europeu que deram origem ao apelido de "Suíça Brasileira" para Campos do Jordão.

Por ali, não deixe de conferir a Praça Benedito Calixto que durante a temporada de inverno é lugar de agito, palco de várias apresentações de música e teatro.


Parque do Capivari

Parque do Capivari
Marco Ankosqui (MTUR)

O Parque do Capivari é o primeiro contato que você vai ter com o charme da cidade! É de onde sai o passeio de trem Maria Fumaça e o Teleférico.

Operada pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Maria Fumaça faz um percurso que dura cerca de 30 minutos em um trecho de 4 km entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia, tempo bom para fazer aquelas fotos ótimas da janela do vagão e também na linha do trem.


Teleférico

 Teleférico
Prefeitura de Campos do Jordão

O Teleférico foi o primeiro construído do Brasil - inaugurado em 1970 - e tem percurso de 560 metros em um passeio nas alturas! Cada pessoa sobe sozinha e fica ali, com os pés balançando, curtindo a paisagem. No final da subida está o Morro do Elefante, a vista mais privilegiada da cidade! Lá de cima, em um dia claro, dá pra ver os morros da Serra da Mantiqueira, lindíssimo.


Passeio gratuito

Para quem quer economizar, no alto do Morro do Elefante, um passeio gratuito aguarda os visitantes no Parque dos Elefantes. Não perca a chance de tirar fotos com o famoso letreiro de Campos do Jordão, fazer um pedido na fonte do elefante de ouro e andar pela ponte da memória. Tudo pode ser visto em menos de 1h, para não perder tempo até o próximo passeio.

Dica dos locais

Se não tiver tempo para subir de teleférico, vá de carro até o alto do morro.


Pedalinho no lago

Além de uma caminhada ao redor do lago, quem estiver com as crianças pode alugar um pedalinho para dar umas voltas e curtir a beleza da região serrana, e observar as Araucárias, árvore símbolo de Campos do Jordão.


Grande evento

Grande evento
Marco Ankosqui/MTUR

Para quem gosta de música erudita, a cidade recebe anualmente em julho o Festival de Inverno com apresentações no Auditório Cláudio Santoro, O Festival, que é o maior evento da cidade, atrai turistas de todo o mundo e reconhece com um prêmio os músicos que se destacam em cada edição.


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


Museu a céu aberto

Museu a céu aberto
Marco Ankosqui/MTUR

Não vai na época do Festival de Inverno? Sem problemas! Isso porque a área externa do Auditório Cláudio Santoro abriga o Museu Felícia Leirner, um museu a céu aberto que exibe um conjunto de 85 esculturas gigantes e abstratas da artista Felícia Leirner. Bem diferentão!


Cervejaria da cidade

Mesmo que você não seja um fã da cerveja, não tem como visitar Campos do Jordão e não passar pela Cervejaria Baden Baden. Dá para degustar os diferentes rótulos da marca, comer salsichas no estilo alemão acompanhadas de pães artesanais e apreciar o movimento. Se quiser conhecer como é feita a cerveja, agende uma visita à fábrica.

Dica dos locais

Se quiser conhecer como é feita a cerveja, agende uma visita à fábrica.


Roupas para o frio

Roupas para o frio
Divulgação

Foi pego desprevenido pelas baixas temperaturas da região? Pode correr em uma unidade da Hortelã Tricot, tradicional loja que vende roupas de frio a preços justos.

Dica dos locais

O outlet da marca fica na Rua Isola Orsi, 47, na Vila Capivari.


Com as crianças

Viajando com os pequenos? Uma parada obrigatória é o Centro de Lazer Tarundu localizado em um espaçoso Haras. Por lá, mais de 33 atividades de lazer como passeio a cavalo, escalada, passeio de balão, patinação no gelo, arco e flecha e paintball. É garantia de diversão para toda família.


Horto Florestal

Horto Florestal
Ana Taemi

Para quem ama estar ao ar livre, Campos do Jordão oferece lugares inacreditáveis.

É o caso do Horto Florestal, que abriga 8.300 hectares de natureza preservada, com araucárias centenárias, trilhas para caminhadas, fauna diversificada e áreas de piquenique.

Dica dos locais

Para quem vai de carro, o preço do ingresso já inclui o estacionamento.


Chope na floresta

Chope na floresta
Divulgação

Cerveja boa no meio da floresta. Essa é a pegada da GÅRD Cervejaria, que fica dentro do Horto Florestal. Além de torneiras com diferentes estilos, o lugar conta com foodtruck aos finais de semana e música ao vivo. Para beber com calma e apreciar a paisagem.

Dica dos locais

Em dúvida do que pedir? Opte pela régua de degustação e conheça mais estilos de cerveja em quantidades menores.


Borboletário

Borboletário
Marco Ankosqui/MTUR

Quer um momento mais zen em Campos do Jordão? No caminho para o Horto Florestal está localizado o Borboletário Flores que Voam, um passeio contemplativo para admirar as mais diferentes espécies de borboletas. No local, você pode comprar mel e derivados na Loja do Mel do projeto abelha.

Dica dos locais

As borboletas precisam da luz do Sol para voar. Escolha um dia ensolarado para fazer esse passeio e tire fotos fantásticas!


Labirinto no jardim

Labirinto no jardim
Marco Ankosqui/MTUR

Fundado em 2007, o Parque Amantikir reúne espécies de plantas do mundo todo, mas a grande atração do local são os labirintos! Um deles é feito de grama e rende fotos ótimas. Apesar do grande espaço, não é permitido levar alimentos ou animais domésticos!

Dica dos locais

Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência pelo site e por preços reduzidos em relação a venda na bilheteria do local.


Palácio

Palácio
Governo do estado de São Paulo

O Palácio Boa Vista, do governo estadual, foi construído entre 1938 e 1964 e se transformou em um centro cultural na década de 1970. O local é uma das residências oficiais dos governadores paulistas quando sobem a serra, e lembra um castelo de estilo medieval.


Obras de arte no Palácio

Os visitantes podem conhecer a residência e ver quadros raros de pintores famosos como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti, Aldo Bonadei e Di Cavalcanti.

Dica dos locais

A visitação é gratuita, aproveite!


Fábrica de chocolates

Fábrica de chocolates
Marco Ankosqui/MTUR

O clima ameno de Campos do Jordão favorece a fabricação de chocolates, uma tradição na cidade. As formiguinhas de plantão devem fazer uma parada no Museu do Chocolate na Fábrica do Chocolate Araucária, um lugar clássico para quem deseja conhecer melhor o processo e comprar bombons e lembranças, como as barras com o nome da cidade.


Chocolate quente

Para tomar um chocolate quente, a Liége Chocolates na Vila Capivari é uma boa pedida, com sua decoração inusitada e xícaras chamativas, bom para ir com as crianças.


Chocolate fino

Chocolate fino
Divulgação

Quer presentear com chocolates finos e criativos? O lugar certo em Campos do Jordão é a loja Bruno Alves Chocolatier, que oferece sofisticadas criações.

Dica dos locais

Para comer no local, peça o waffle feito na hora com calda de chocolate e morangos.


Jantar e noite

Jantar e noite
Divulgação

Se a noite estiver fria e a pedida for um jantar romântico, considere o festival de fondues do Cantinho da Serra Grill. Fondue de queijo, seguido por de carne na chapa e depois chocolate. Também serve pratos a la carte no jantar e buffet no almoço.

Dica dos locais

Quer levar o próprio vinho? Aproveite, eles não cobram taxa de rolha.


Carnes exóticas

Quer experimentar um jantar diferente? O conceito do restaurante La Gália foi inspirado nos quadrinhos As Aventuras de Asterix e Obelix, personagens gauleses que adoravam caçar e saborear um suculento javali. Lá são servidas carnes exóticas como faisão ao molho de frutas vermelhas, javali e avestruz. Também servem fondue, peixes e tábua de carnes para dividir.


Drinques criativos

A ideia para encerrar o dia é provar drinks e petiscar com amigos? O lugar certo é o Capitão Mor com espaço ao ar livre, decoração temática de navio pirata e coquetéis diferentes que acompanham as porções para compartilhar, como a coxinha de frango e o bolinho de camarão.

Dica dos locais

Peça os drinks que já são servidos com pipocas como aperitivo.


Como chegar

Aeroporto de Guarulhos: 150km de Campos do Jordão, melhor opção para quem vem de avião e vai pegar carro ou ônibus.

Aeroporto de Congonhas: acrescenta mais tempo ao trajeto entre SP e Campos do Jordão.

Aeroporto de Viracopos: 230km.

Ônibus da empresa Pássaro Marron fazem o trajeto partindo do aeroporto de Guarulhos (terminal 2), do Terminal Tietê e de Campinas.

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.