Post Cover

Um roteiro de belezas naturais e enoturismo em São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal

Destaques na Serra da Mantiqueira, as cidades de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal são destinos ideais para quem gosta de aliar contato com a natureza a gastronomia de qualidade.

Próximas a Campos do Jordão, elas são menos badaladas e, portanto, com preços mais acessíveis. Mas isso não significa que seus restaurantes sejam menos saborosos ou cuidadosos, sua produção artesanal seja escassa ou que passeios por cachoeiras ou mirantes sejam menos prazerosos! Pelo contrário: em muitos casos, eles são até melhores. Como provam as dicas que você confere agora.

São Bento do Sapucaí

Pedra do Baú
Miguel Schincariol

Verdadeira beleza

A principal atração natural da região é a Pedra do Baú e a sua vista exuberante. São 1950 metros de altitude, mas, para chegar lá é necessário equipamento básico de escalada. O aventureiro de final de semana ou com alguma dificuldade de mobilidade pode curtir a Bauzinho, com 1760 metros de altitude, e a Ana Chata, com 1670 metros, que fazem parte do Complexo do Baú e são possíveis de se chegar caminhando.

O prêmio para quem chegar lá? De um lado, vê-se as montanhas de Minas Gerais. Do outro, a região de Campos do Jordão e o Vale do Paraíba. Coisa mais linda!

No caminho para a Pedra do Baú já é possível avistar a bela Cachoeira do Toldi e a sua queda d’água, que é a maior da região, com 20 metros. Estacione no acostamento e curta o deck feito especialmente para tirar fotos dessa beleza natural, que pode ser aproveitada por quem curte aventura pegando o caminho por meio de uma trilha.

Dica dos locais

A chegada ao topo da Pedra é realmente complicada, mas a vista do Bauzinho vale a visita – é mais fácil chegar e seus olhos serão recompensados por uma imensidão de beleza. Ah! E será cobrada uma taxa de conservação, portanto, leve dinheiro trocado.


Estrada do Serrano

Por essa estrada é possível passar por duas belezas naturais de encher os olhos. E, neste caso, não só vai avistá-las como usufruir de seus poderes mágicos: chegando a pé ou de bicicleta em uma curta trilha (uns 200 metros, em média), é possível nadar na Cachoeira do Poção e avistar a Cachoeira do Tobogã e suas piscinas naturais, considerada a mais bonita de São Bento do Sapucaí.


Galeria A

Galeria A
Prefeitura de São Bento do Sapucaí

Aqui o aventureiro dá um tempo nas belezas naturais para curtir belíssimos trabalhos artísticos. Afinal, a primeira galeria de arte de São Bento do Sapucaí não tem muito tempo de existência – foi inaugurada em 2017 – mas já possui um acervo interessantíssimo de artistas como Alberto Lima, Billy Gibbons, Luís Rosa, Tarcísio Bregalda, Ângelo Milani, entre outros.

Perfeito para um momento reflexivo na viagem.


Vinho

Bistrô R.C.S. Vinhos Finos
Divulgação

O clima serrano harmoniza perfeitamente com bons vinhos, não é? Um lugar certo para encontrá-los é no Bistrô R.C.S. Vinhos Finos.

Com uma carta variada em termos de uvas e países produtores, comercializa os produtos a preço justo e ainda conta com uma equipe especializada para indicar a melhor opção. Mas ninguém aqui quer ficar de estômago vazio: massas, carnes, fondues e pratos vegetarianos fazem parte do belo cardápio da casa.

Dica dos locais

Reserve com antecedência e, se o tempo deixar, pegue uma mesa ao ar livre.


Alta gastronomia

Entre Vilas
Divulgação

Provar e aprovar a produção vinícola da região é tarefa obrigatório para o viajante. No restaurante Entre Vilas você não só curte o vinho produzido na casa como também um menu dos sonhos!

Entre Vilas
Aniello de Vita - expressão studio

Alta gastronomia com ingredientes selecionados e pratos feitos para serem degustados com calma. Ah! O azeite também é produzido por lá. Quer mais? Claro! A vista também é espetacular. Uma experiência que vale cada momento.


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


História de amor

Vila Santa Maria
Divulgação

Restaurante, loja, cave, lounge com lareira e bela vista da Serra da Mantiqueira. Assim o casal Célia e Marco Carbonari costuma receber os visitantes em sua Villa Santa Maria.

Além de um lugar com arquitetura ímpar, é possível visitar a vinícola, conhecer a fascinante história dos dois e da produção de vinhos e, ao final, curtir uma degustação em um passeio que dura, em média, uma hora.

Dica dos locais

Seu animalzinho tem cadeira cativa neste local que é pet friendly. Possui também conexão wi-fi.


Clima roqueiro

HUB São Bento
Divulgação

O Hub São Bento é um pub que funciona de quinta a domingo e também em feriados e mistura música ao vivo – principalmente rock and roll – com um bar ao ar livre e cardápio variado.

Nele você encontra bons vinhos, cervejas especiais, drinks diversos e opções de pratos para todos os gostos, que vão de petiscos a fondues de carne, queijo ou chocolate.


Sabor e tradição

Não só de bistrôs e vinícolas é feita a vida no interior. Aquela comidinha caseira é sempre bem-vinda e faz parte do roteiro que aventureiro nenhum vai colocar defeito.

Sem confundir simplicidade com falta de charme, o restaurante Sabor da Serra, localizado na avenida principal de São Bento, tem porções generosas de crepes, massas e carnes, além de rodízio de pizza na parte da noite. Tudo feito no tradicional fogão à lenha.


Santo Antônio do Pinhal

Pico Agudo
Ken Chu - expressão studio

Olhar distante

No mesmo esquema da Pedra do Baú, em Sapucaí, o Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal é a maior atração natural da cidade. Afinal, esta elevação rochosa de 1634 metros de altitude proporciona uma vista incrível da Serra da Mantiqueira e costuma atrair os praticantes de voo livre.

Ao contrário da Pedra do Baú, possui uma estrada boa, mesmo que uma parte seja de terra batida e pedregulho.

Dica dos locais

Não há banheiros ou lanchonete, portanto, vale a pena levar snacks e toalhas para sentar.


Espetáculo natural

Mirante do Cruzeiro
Ken Chu - expressão studio

Outra vista imperdível da região é a partir do Mirante do Cruzeiro, com a cidade ali embaixo e a serra ao fundo. O ideal é visitar no pôr do sol, pois rende um espetáculo belíssimo.

Mas, atenção: prefira ir em um dia seco, sem chuva, pois a pista é estreita e tende a ficar escorregadia.

Dica dos locais

Leve snacks e uma toalha e fique mais à vontade curtindo um piquenique por lá.


Cachoeira

Cachoeira do Lageado
Assembleia Legislativa de São Paulo

Aliar beleza natureza a boa infraestrutura é o legado da Cachoeira do Lageado. A 7 km do Centro e de fácil acesso, ela é uma queda d’água que forma uma piscina natural com fundo de areia extremamente convidativa a um mergulho. Perto dali, banheiros, lanchonetes e uma área para piquenique arrematam o conforto do banhista.


Natureza 360°

Eco Parque Jardim dos Pinhais
Ken Chu - expressão studio

O Jardim dos Pinhais Ecco Parque é considerado um lugar único e uma das maiores belezas da região. Administrado por uma empresa privada, ele tem 14 hectares e 82 mil metros quadrados de natureza onde é possível caminhar ou agendar um passeio de quadriciclo pelos seus jardins temáticos.

Bateu uma fome? O restaurante Jardins funciona o ano todo com serviço a la carte com carnes, trutas, risotos e massas, além de uma vista sensacional. Para descansar, um pulinho ao redário não faz mal a ninguém!


Em boa companhia

Voltando na estrada do Pico Agudo, uma ótima opção para o aventureiro amante de vinho é a JR Vinhos e Companhia e sua boa variedade de rótulos (são mais de 180 entre vinhos nacionais e importados) também de cachaças e cervejas, além de produtos gourmet de muita qualidade. Uma loja onde é possível degustar no local, no jardim rodeado pela vegetação.

Dica dos locais

Os atendentes sabem muito sobre vinhos e bebidas. Aproveite para tirar todas as dúvidas com eles.


Experiência campestre

A bodega
Divulgação

A grande barrica com janela pode ser avistada de longe. Não se assuste, você está chegando ao A Bodega e uma certeza você pode ter: será bem tratado.

Um local projetado para toda a família – com espaço, inclusive, para as crianças brincarem – enquanto são provadas as cachaças feitas na casa (são mais de 40 tipos). Quem preferir, pode optar por cerveja ou vinho do cardápio.

Para a visita ficar completa, conheça também o orquidário e passe pela loja de artesanatos que vende compotas e temperos.


Di Vino

Di Vino
Divulgação

Divulgar e vender os produtos feitos na cidade é a missão principal do Armazém Di Vino, que concentra a produção pinhalense e de municípios próximos no que há de melhor em vinhos, cervejas, chocolates, queijos e doces.


Delícias do chef

Donna Pinha
Divulgação

Se você aprecia a gastronomia contemporânea, mas sem abrir mão do uso de ingredientes regionais, tem a obrigação de passar pelo Donna Pinha.

Rústico e acolhedor, tem um cardápio de tirar o chapéu na cozinha comandante pela Chef Anouk, com opções de trutas e carnes, como o carré de cordeiro, tudo fresquinho. Para melhorar, o local possui também uma imensa adega, com excelentes opções de vinhos nacionais e importados.

Dica dos locais

O almoço pode ser seguido de um delicioso cochilo em uma das redes estrategicamente penduradas na área externa do restaurante.


Passeio feliz

Aliar natureza a sabores gostosos é uma das partes mais legais de uma viagem serrana. A Fazenda Água da Capoeira oferece um turismo rural, com passeio na mini fazenda e contato com animais como cabritos, perus, macacos, coelhos e porcos; além de uma vista exuberante da Pedra do Baú.

O melhor é que logo após o passeio, um buffet de comida tropeira aguarda os aventureiros famintos que, mediante o pagamento de um preço fechado, comem a vontade com direito a sobremesa e café da tarde.

Dica dos locais

Os passeios costumam ser concorridos, principalmente na alta temporada. Agende com antecedência!


Sabores para levar

Sabores para levar
Armazém Mantiqueira - Divulgação

Existem dois locais ótimos para conhecer e levar bons exemplares de produtos da região de Santo Antônio do Pinhal. O primeiro é o Armazém Mantiqueira, um Centro de Informações ao Turista que serve café e tem wi-fi cortesia e ainda vende doces, geleias, biscoitos, queijos, orquídeas e mel de produtores locais.

Já o Santo Empório do Pinhal, além do nome muito sagaz tem opções de vinhos, licores, cachaças e cervejas para presentear os amigos e toda a família.


COMO CHEGAR

De carro Até São Bento do Sapucaí a partir de São Paulo, pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070. Duração: 3 horas, em média.

De ônibus A partir de São Paulo até São José dos Campos e uma conexão até São Bento do Sapucaí ou Santo Antônio do Pinhal.

A distância entre São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal é de 28 km e o tempo de percurso é de 30 minutos em média, já que a estrada é de serra, então o limite de velocidade deve ser controlado.

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.