Post Cover

Cachoeiras e passeios de ecoturismo para curtir em Ilhabela

Avatar do usuário

Por Ma Stump

Atualizado há 22 dias

Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela conta com mais de 80% do território de Mata Atlântica preservada. É um enorme Patrimônio Natural no Litoral Norte Paulista e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Ilhabela é também a ilha brasileira com mais cachoeiras: são 365, uma para cada dia do ano! Cerca de 30 delas são abertas ao público. Algumas são de fácil acesso e contam com trilhas leves para chegar, já outras têm trajetos que demandam certo fôlego.

Antes de começar o passeio, lembre-se: respeito à natureza e repelente na mochila! Vamos lá?

Cachoeira da Toca

No terreno de uma família de origem belga, a Cachoeira da Toca é um passeio familiar, seguro e divertido. Conta com um tobogã para escorregar sem medo e ainda apresenta um engenho de produção artesanal. Há uma taxa de entrada e o acesso é via Estrada dos Castelhanos.

Dica dos locais

Use e abuse do repelente que é oferecido lá mesmo, vai ajudar na proteção aos borrachudos!


Cachoeira da Friagem

Localizada ao norte da ilha, partindo da Praia do Viana, o acesso leva por volta de 3h e necessita de um guia para explorar o local. A queda d’água surpreende e no caminho é possível observar aves e árvores centenárias.

Dica dos locais

Busque operadoras com guias locais para sua aventura ser segura e certeira!


Cachoeira do Gato

Cachoeira do Gato
Divulgação

Localizada do outro lado de Ilhabela, voltada ao mar aberto, essa trilha começa na Praia de Castelhanos, no canto do Gato. Tem nível de dificuldade média, com 4km de trajeto somando ida e volta. Mas a linda queda d'água compensa a caminhada!

Dica dos locais

A ponte de madeira na trilha é um local perfeito para fotos, não deixe de fazer seu clique!


Cachoeira dos Três Tombos

Cachoeira dos Três Tombos
Divulgação

Com três quedas d’água, é a cachoeira perfeita para ir em família! Também conhecida por Cachoeira da Pancada d’Água, está localizada no Parque Estadual de Ilhabela e tem super fácil acesso, é possível chegar de carro a poucos metros da primeira queda.

Dica dos locais

Boa opção para ir com criança já que dá para chegar de carro bem perto das quedas d’água.


Cachoeira da Lage

Prepare as pernas. Para curtir a cachoeira ao sul da ilha precisa subir ladeira! A dificuldade é média, já que requer esforço mas conta com trilha aberta e fácil de chegar sem guia. O trajeto leva cerca de 1h de caminhada depois do estacionamento da Ponta da Sepituba, pela mesma trilha que leva ao Bonete.

Dica dos locais

Com cautela, deixe o medo de lado e aproveite o tobogã natural!


Cachoeira do Veloso

Cachoeira do Veloso
Divulgação

No extremo sul da ilha, a trilha tem cerca de 2,2 km e são três quedas d’água no total. A primeira a cerca de 35 minutos. As outras duas têm acesso um pouco mais difícil por conta de ladeiras mais íngremes. A saída para a trilha é num camping particular na Praia do Veloso.

Dica dos locais

No primeiro tombo d'água, há uma ducha natural ideal para relaxar e curtir o visual!


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


Cachoeira do Couro do Boi

Para ter acesso, o trajeto é o mesmo da Cachoeira da Friagem, em uma trilha que se bifurca partindo da Praia do Viana, ao norte de Ilhabela. Essa cachoeira conta com hidromassagem natural, ponto alto do passeio.

Dica dos locais

Faça a trilha de tênis pois há trechos escorregadios.


Cachoeiras da Trilha da Água Branca

Cachoeiras da Trilha da Água Branca
Maristela Colucci - MTUR

Outra boa opção para ir em família! A trilha começa na guarita do Parque Estadual de Ilhabela, no início da estrada que leva à Baía de Castelhanos. Estacione o carro siga a pé pela esquerda, seguindo as placas de sinalização da trilha. É autoguiada e possui alguns poções e quedas d’água no caminho, as grandes atrações da trilha.

Dica dos locais

A Trilha da Água Branca conta com estrutura com sanitários e duchas.


Cachoeira do Areado

A Cachoeira do Areado fica no último trecho da trilha que sai da Ponta da Sepituba, ponto que se chega de carro ao sul de Ilhabela e vai para a Praia do Bonete. A trilha de acesso é íngreme e leva cerca de 2h30.

Dica dos locais

Apesar de ser necessário levar lanche e água para o trajeto, vá com bagagem leve para ter mais facilidade nas subidas.


Cachoeira da Escada

Uma das cachoeiras que se chega pela Trilha da Água Branca, a Cachoeira da Escada conta com fácil acesso e estacionamento e é ótima para mergulhos em família. O grande poço é perfeito para contemplar a natureza e se refrescar com tranquilidade e segurança.

Dica dos locais

Em dias de praias cheias, o poço é perfeito para se refrescar do calorão de verão!


Cachoeira do Saquinho

Bem pertinho à Praia do Bonete, chegar até ela é uma conquista! Afinal, já estará bem pertinho do final da trilha. Formada por uma queda d’água de 18 metros, apresenta um lindo visual isolado na Mata Atlântica.

Dica dos locais

Faça uma parada para revigorar as forças. O Bonete estará a apenas 30 minutos de distância!


Cachoeira do Paquetá

Uma das mais lindas e requisitadas da ilha! A cachoeira fica em uma área privada e o acesso não é sinalizado. Mas a trilha é visível e fica entre as praias Julião e Grande. São três paradas ao longo da trilha e conta com poços de água cristalina. A piscina natural de borda infinita ao final do trajeto é de tirar o fôlego! Mas tome cuidado: alguns trechos são escorregadios.

Dica dos locais

Não perca a chance de fazer a foto mais linda de seu Instagram, sentado à margem da cachoeira, avistando o vasto horizonte!


Cachoeira do Poço Fundo

A um quilômetro de distância do Bonete, a Cachoeira do Poço Fundo é chamada de “ar condicionado” da praia logo a frente. Aí já se imagina a temperatura de sua água! É ideal para escapar do calor nos dias de verão. Poucas pessoas chegam até ali, então é ótima para relaxar e curtir o sossego!

Dica dos locais

Se a ideia é curtir o Bonete e arredores, o gostoso é ficar ao menos uma noite por lá para descansar da trilha e curtir essa parte isolada da ilha.


Trilha do Baepi

Um dos picos mais altos de Ilhabela, o Baepi convida os aventureiros a fazerem uma trilha para seu cume para apreciar uma bela vista panorâmica da ilha e do canal que liga a São Sebastião. O trajeto apresenta grau de dificuldade elevado e é aconselhável realizar com um guia. São 7,4 km somando ida e volta e altitude chega a 1048 metros. Para acessar o início da trilha, a rua de referência é o restaurante Ilha Deck, no bairro Itaguaçu.

Dica dos locais

Nem pense em subir sem levar câmera ou celular com bateria, já que lá em cima a vista é de tirar o fôlego! Fotos maravilhosas te esperam.


Mirante do Baepi

A vista não é tão ampla quanto no topo do morro, mas encanta os visitantes e tem trilha muito mais amena para acessar o primeiro deck na montanha. A chegada nesse patamar equivale a um quarto da trilha total e pode deixar boa parte da turma já satisfeita com a caminhada.

Dica dos locais

Para acessar a picada, a rua de referência também é a do restaurante Ilha Deck, no bairro Itaguaçu.


Locação de Stand Up

O esporte democrático se popularizou e é fácil alugar uma prancha, remo e sair curtindo o visual do mar em diversas praias pela ilha. Como as águas são tranquilas no canal, do norte ao sul há pontos de locação e seguros para os visitantes. Não esqueça do colete salva-vidas e se jogue na diversão! Nas praias Julião, Perequê e Viana sempre têm locação de equipamentos para a prática.

Dica dos locais

Boné e protetor solar são altamente aconselháveis. O sol no mar é forte!


Canoa Havaiana

Canoa Havaiana
Divulgação

O esporte ganhou muitos adeptos em Ilhabela e já acontecem até mesmo competições nacionais de canoagem havaiana por lá. Para quem é amador, há pontos de locação de canoas e também cursos. No Paddle Club, dentro da Marina Porto, é possível curtir o esporte originário da Polinésia.


Jeep para Castelhanos

Jeep para Castelhanos
Ken Chu - expressão studio

Fazer passeios de jeep ou barco para curtir praias fora do canal, ou na parte de trás da ilha, como é o caso de Castelhanos, é pedida certa para quem visita Ilhabela. O passeio de jeep é de dia inteiro e há diferentes operadoras que realizam a aventura. O programa começa cedinho adentrando na estrada de Castelhanos e cruzando morros para encontrar o mar aberto, e finaliza ao cair da tarde, depois de um bom dia de sol e praia, com direito a comida caseira pé na areia. Há uma série de agências para buscar seu passeio 4x4, como a Maremar e Webtur.

Dica dos locais

Pesquise valores e reputação da operadora de turismo para garantir um passeio confortável, um bom guia e motorista!

Ilustração
Divulgação

Passeios de Flexboat para o Bonete

Passeios de Flexboat para o Bonete
Maristela Colucci - MTUR

Realizar um passeio de barco para o mar aberto de Ilhabela já é incrível, mas passar o dia no Bonete pode ser ainda mais! Trata-se de uma comunidade caiçara tradicional e bem preservada, orla com 600m de extensão e praia considerada uma das 10 mais lindas do Brasil, de acordo com o jornal britânico The Guardian. O passeio leva por volta de 6 a 7 horas e é uma forma fácil de curtir o Bonete. A outra opção é a trilha a pé com 15km de extensão. Assim como rotas off road, há diferentes operadoras e o embarque pode ser no Perequê ou Pier da Vila.

Dica dos locais

Ligue ou agende antes de sua viagem o passeio escolhido! Agências: Caiçara e Webtur


Mergulho na Ilha das Cabras

Mergulho na Ilha das Cabras
Maristela Colucci - MTUR

Ilhota ao sul, a Ilha das Cabras é o destino de mergulhadores profissionais e amadores para passeios, mergulhos guiados e batismos. Ali fica o Santuário Ecológico Submarino, protegido por lei da caça e pesca submarina desde 1992, o que garante variadas espécies e linda paisagem dentro e fora da água.

A Ilha das Cabras localiza-se em frente à Praia das Pedras Miúdas, a 2 km da balsa e 8,5 km da Vila.

Dica dos locais

É possível fazer mergulho livre! Então aproveite a oportunidade de estar na Ilha das Cabras e se arrisque mesmo que seja com máscara e snorkel.

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.