Post Cover

O guia das festas típicas do Circuito das Frutas para você se divertir e comer bem

Avatar do usuário

Por Visit SP

Atualizado há 3 meses

Um calendário extenso de comemorações regionais leva o viajante a descobrir delícias e tradições

Quem não gosta de se divertir, curtir a natureza e saborear comidas gostosas? As cidades que integram o Circuito das Frutas possuem um calendário extenso de festividades típicas para toda a família aproveitar!

Os 10 municípios (Atibaia, Louveira, Jundiaí, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) que compõem a rota turística têm em comum um clima propício para a produção de frutas das mais diversas e um turismo rural dedicado ao tema.

Além disso, é possível percorrer as cidades num circuito gastronômico que une boa comida e um bom vinho.

Vem com a gente descobrir a região!

Festa da Uva

Festa da Uva
Prefeitura de Jundiaí

Para quem gosta de uva, a tradicional festa de Louveira é imperdível!

O evento traz exposição de frutas, atrações circenses, artesanato e shows regionais. Também é uma ótima oportunidade para explorar o turismo rural do município, as belezas do campo, como a uva é cultivada e é claro que não poderia faltar a famosa fabricação de vinho, cachaça e outros produtos artesanais, como vinagres e sucos.

A Festa da Uva acontece entre o final de novembro e dezembro e você pode saber mais sobre o evento aqui.

Dica dos locais

Aproveite a praça de alimentação do evento que oferece um cardápio variado com pratos típicos do mundo todo!


Festa do Caqui e Cia.

Festa do Caqui e Cia.
Prefeitura de Itatiba

Os amantes do caqui encontram diversas opções nas cidades do Circuito das Frutas.

Em Itatiba, no Parque da Juventude, acontece em abril a Festa do Caqui e Cia., que oferece aos viajantes uma programação recheada de muitos shows, aulas de culinária e a oportunidade de experimentar e levar para casa as frutas vindas diretamente dos produtores.

Dica dos locais

O trenzinho turístico que leva para um passeio nas proximidades da festa é uma excelente atração para as crianças.


Festa das Frutas e Hortaliças

Também em abril, acontece em Indaiatuba a Festa das Frutas e Hortaliças. Aqui o viajante pode experimentar os mais diversos tipos de frutas, hortaliças, legumes e observar a beleza das frutas produzidas no município.

Para quem curte roda de viola, essa festa é imperdível. Há ainda atrações como almoço beneficente, artesanato e, claro, as delícias que vêm direto do produtor, como mel, pimenta, cachaças e doces diversos.

Dica dos locais

O evento conta com uma fazendinha com exposição de pequenos animais; uma atração imperdível para as crianças terem mais contato com a vida no campo.


Festa da Uva do bairro Caxambu

Festa da Uva do bairro Caxambu
Ken Chu - expressão studio

Esta é certamente uma das mais tradicionais festas de Jundiaí. Ela é realizada sempre na Paróquia do Senhor Bom Jesus, no bairro Caxambu, que integra a Rota da Uva.

Dica dos locais

Os amantes da culinária italiana devem chegar cedo para provar as delícias produzidas pelos moradores da região, em sua maioria descendentes de italianos. Não esqueça de levar para casa o famoso crustoli, feito com a receita italiana original.


Festa da Uva e Expo Vinhos

Festa da Uva e Expo Vinhos
Prefeitura de Jundiaí

Logo na entrada de Jundiaí já é possível ver porque a cidade é chamada de Terra da Uva. O Parque Comendador Antônio Carbonari foi construído especialmente para abrigar a Festa da Uva e Expo Vinhos e acomodar melhor os seus visitantes.

O evento acontece no final de janeiro e começo de fevereiro.

Dica dos locais

Tem atrações para as crianças também! Elas vão se apaixonar pelas trupes circenses, dança, teatro e pelo espaço infantil com brinquedos infláveis.


ExpoUva de Itupeva

ExpoUva de Itupeva
Ken Chu - expressão studio

A ExpoUva de Itupeva tem um diferencial: além da gastronomia e da exposição das frutas e dos produtos dos produtores rurais, o evento realiza o tradicional leilão de frutas premiadas no concurso de frutas.

O festival acontece em dezembro.

Dica dos locais

Para quem gosta de visitar propriedades rurais para conhecer o dia a dia da vida no campo esse é um excelente evento, que proporciona um passeio por pomares, adegas, alambiques e você ainda pode fazer o “colhe e pague”.


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


Festa da Uva - Vinhedo

Festa da Uva - Vinhedo
Paulo Li - expressão studio

Antes mesmo de Vinhedo ser um município, a Festa da Uva já era realizada por agricultores que celebravam a colheita com música e muita comida. Por isso, essa é uma das mais tradicionais celebrações da região do Circuito das Frutas e atrai milhares de pessoas ao Parque Municipal Jayme Ferragut, sempre em fevereiro.

Dica dos locais

Quem visita a festa precisa participar de um resgate histórico que é a pisa das uvas, que remete à tradicional fabricação de vinho.


Festa do Figo e Expogoiaba

Festa do Figo e Expogoiaba
Sergio Luiz Jorge - expressão studio

A gastronomia é um dos pontos altos da Festa do Figo e Expogoiaba, realizada em Valinhos, no mês de janeiro. A Arena Gastronômica é montada para receber os mais diversos chefes e também para aulas de culinária. E claro que os principais ingredientes usados são o figo e a goiaba, frutas símbolos da cidade.

A festa ainda proporciona o Passeio Turístico pelo roteiro dos produtores. Por um valor de cerca de R$ 15 é possível percorrer de ônibus propriedades rurais no município.

Dica dos locais

Para quem preferir, existe um roteiro mais curto, que inclui uma trilha de 20 minutos pela Serra dos Cocais e uma visita à tradicional Casinha do Figo e Chocolate.


Festa das Flores e Morangos

Festa das Flores e Morangos
Divulgação

O mês de setembro é reservado à realização da Festa das Flores e Morangos de Atibaia. Entre os atrativos estão a tradicional gastronomia, shows, pavilhão de exposição, mini shopping, salão do artesão e Museu de História Natural, além da rica presença da cultura japonesa e suas manifestações.


Festa Italiana

Tão tradicional como a Festa da Uva, a Festa Italiana de Jundiaí, realizada no bairro da Colônia, oferece aos visitantes tradição, ambiente familiar, música ao vivo e cardápio italiano variado.

Para acomodar melhor o visitante, a festa é realizada em dois ambientes: a Cantina Roma, que trabalha com a venda de convites antecipados, e a Cantina Piazza Vêneto, com entrada gratuita. A estrutura lembra as antigas quermesses, com barracas, mesas e muita animação para confraternizar com os amigos e os familiares.

Dica dos locais

Prepare o apetite, pois o cardápio da festa é recheado dos sabores típicos da Itália, como antepastos, massas, vinhos, polenta e muito mais!


Festa Portuguesa

Em outubro, os amantes da culinária lusitana têm a oportunidade de degustar as maravilhas vindas do velho continente. A Festa Portuguesa de Jundiaí é realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Vila Arens.

O principal ingrediente, é claro, é o bacalhau.

Dica dos locais

Não perca o bolinho de bacalhau, frito na hora!


Festa da Tradição Helvetia

Festa da Tradição Helvetia
Divulgação

Helvetia é uma colônia em Indaiatuba fundada por imigrantes suíços no século 19. Os helvetianos procuram preservar as tradições do país de origem por meio da música, dança, do canto Jodel e da culinária suíça.

Tudo isso pode ser apreciados anualmente na Festa da Tradição, que acontece em agosto.

Dica dos locais

Suíça vai além do fondue! Prove os pratos típicos: Eisbein (joelho de porco), Kassler (bisteca suína), Schüblig (salsichão com salada de batata) e Käsekuchen (torta de queijo), dentre outras delícias.


Rota da Uva

Rota da Uva
Divulgação

Formada pelos bairros do Caxambú, Colônia, Toca, Roseira e adjacências, em Jundiaí a Rota da Uva possui uma história marcada pela imigração italiana e pelo charme das videiras.

Fazem parte do circuito diversos sítios, adegas e restaurantes. A uva em natura, o vinho, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos, as massas tipicamente italianas são apenas algumas opções que a Rota da Uva tem para oferecer!


Spiandorello

Spiandorello
Divulgação

Restaurante tradicional de Jundiaí, o Spiandorello funciona há mais de 60 anos em um um espaço com bosque em volta do lago, contando com mesas internas e ao ar livre, um ótimo lugar para a família.

Dica dos locais

Da cozinha saem deliciosos pratos caseiros típicos da fazenda.


Adega Maziero

Adega Maziero
Divulgação

Fundada há mais de 60 anos, a Adega Maziero é famosa por produzir o “vinho do papa”. Isso porque foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. Em 2013, a adega voltou a fornecer o vinho que foi servido no almoço do Papa Francisco em sua visita ao Brasil.


Villa Brunholi

Se você procura fugir da cidade grande em busca de tranquilidade, o complexo turístico Villa Brunholi, em Jundiaí, tem muito a oferecer!

O local conta com uma adega fundada em 1889, restaurante, Museu do Vinho e até uma mini fazenda com animais que fazem a alegria da criançada.

Dica dos locais

Entre os pedidos preferidos no restaurante estão o filé à parmegiana, a lasanha e o molho pesto, que combina com qualquer tipo de massa!


Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Fazenda Nossa Senhora da Conceição
Divulgação

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição dedica-se ao turismo rural e cultural, resgatando a história do ciclo do café e da imigração.

No local é possível fazer três tipos de passeio. No cultural, você é acompanhado de um monitor que conta a história da fazenda, desde a cultura do café até a chegada dos imigrantes italianos e a produção de uva e vinho. Também é possível fazer um passeio a cavalo em um circuito fechado e na companhia de um monitor. A outra opção é um passeio de trenzinho. Ele parte da entrada do restaurante e passa por alguns pontos da fazenda.

Dica dos locais

No restaurante, peça pelo Arado, composto por arroz, tutu de feijão, costelinha de porco, couve, banana empanada, ovo frito e vinagrete. Tudo isso servido sobre um arado de ferro! Ah, importante: o estabelecimento não aceita cartões.


Adega Beraldo di Cale

Trata-se de uma fazenda de imigrantes italianos, situada em Jundiaí, que produz vinho artesanal, além de cultivar uva e caqui. Ali o visitante tem a oportunidade de provar os mais variados tipos de queijos, inclusive um queijo de vinho, que chama a atenção pela casca roxa, cor de vinho, e pelo sabor.

Dica dos locais

Na Adega também há a loja, que vende tanto o queijo quanto os vinhos produzidos de forma artesanal.


Sítio Registro

Em Louveira, aproveite para fazer um tour na agradável propriedade da família Gothardi e conhecer a agricultura familiar de perto.

No sítio, o delicioso ambiente faz a diferença, além dos deliciosos produtos artesanais elaborados com as tradicionais receitas de família como a produção de vinhos, cachaça, licores, geleias, compotas, antepastos, queijos e artesanato.

Dica dos locais

Também tem café da manhã! Mas só com agendamento prévio pelo telefone (19) 3878-1673.


Sítio Sassafraz

Sítio Sassafraz
Divulgação

As porteiras do Sítio Sassafraz, em Itupeva, estão abertas para que os visitantes possam aproveitar o meio rural e o contato com animais. Aos finais de semana, o ponto alto é se deliciar com o café da manhã colonial com mais de 80 opções, entre doces e salgados.

Outros atrativos da propriedade incluem o passeio de trenzinho, a cavalgada para crianças e também a colheita de frutas no sistema “colha e pague”.

Dica dos locais

No fim, não deixe de passar no armazém e levar para casa uma lembrança do seu passeio!


Parada do Quilombo

Parada do Quilombo
Divulgação

Que tal degustar as delícias da culinária rural? Na Parada do Quilombo, em Itupeva, opções não faltam: panceta, costela, pernil e rabada são apenas alguns dos pratos típicos no cardápio.

Dica dos locais

Não deixe de provar o torresmo crocante e finalizar com um doces caseiro preparado com muito amor!


COMO CHEGAR

As cidades do Circuito das Frutas estão a meio caminho entre a Capital paulista e Campinas.

De carro: o acesso é feito pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

De ônibus: há diversos horários saindo de São Paulo e de Campinas.

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.