Post Cover

Esportes radicais em SP: um roteiro para quem busca adrenalina

Avatar do usuário

Por Visit SP

Atualizado há 3 meses

Embora uma de suas alcunhas mais famosas seja a Selva de Pedra, São Paulo não é só prédios e uma megalomaníaca concentração de pessoas por metro quadrado.

A Capital paulista, já bem conhecida por sua efervescência cultural, entretenimento e diversidade gastronômica, é também um ótimo destino para quem busca adrenalina, seja no concreto ou – acredite! – em meio à natureza. Confira, abaixo, um guia para os corajosos!

Espaço público

Espaço público
Romero Dominguez

O Centro de Esportes Radicais São Paulo, inaugurado em 2019, concentra diversas modalidades em um só lugar: ciclovia, pista de caminhada, Mini Ramp e circuito Pump track. Fica no bairro do Bom Retiro, ao lado do campo de beisebol Mie Nishi.


Speedland Kart Center

Speedland Kart Center
Divulgação

É o maior kart center da América Latina, com 20 mil metros quadrados de pistas indoor e outdoor, para treinos e competições. O Speedland Kart Center ,instalado na Zona Leste, no bairro do Tatuapé, é programa para a família toda, com simuladores, área de entretenimento com fliperamas e autoramas e restaurante com vista para a área externa.


Vans Skate Park

Vans Skate Park
Divulgação

A nova pista de skate da marca, queridinha dos praticantes de esportes radicais, é uma das mais completas de São Paulo. A Vans Skate Park faz parte do Parque Cândido Portinari, na Zona Oeste (ao lado do Parque Villa Lobos), e oferece aulas gratuitas de quarta à sexta-feira – consulte os horários com antecedência no site oficial.


Cavepool

Cavepool
Divulgação

O Cavepool é dos parque de skate mais badalados de São Paulo. É comum ver por ali profissionais como Murilo Peres, Foguinho e Ítalo Penarrubia – ou seja, uma chance de ver os atletas em ação e, quem sabe, treinar com eles! A casa também tem festas animadas, e vale conferir a programação do fim de semana.


Pedra Grande

Pedra Grande
Governo do Estado de SP

A trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte, é uma das mais acessadas por aventureiros de primeira viagem. Ao lado do Horto Florestal, o núcleo da Pedra Grande conta com quatro opções de roteiro. O que dá nome ao lugar leva à vista da Pedra, de onde pode-se contemplar até mesmo a Serra do Mar.


CDC Arena Radical

CDC Arena Radical
Divulgação

Quem passa pelo comecinho da Avenida Bandeirantes distraído não repara, mas há uma pista de BMX ou bicicross no canteiro da via. Também espaço de convivência, a ideia da Arena Radical é transformar a socialização dos jovens por meio dos esportes radicais.

Para frequentar a pista, precisa comprovar a matrícula e frequência na escola (ensino público fundamental e médio) e ter média 7 nas disciplinas. Conta também com aulas de skate e jiu-jitsu.


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


Trilha do Pico do Jaraguá

Trilha do Pico do Jaraguá
Assembleia Legislativa de São Paulo

Na região Noroeste da Capital, o Pico, localizado no Parque Estadual do Jaraguá, é também o ponto natural mais alto da cidade de São Paulo. No entanto, alcançar o cume é um passeio que pode ser feito por toda a família: a trilha leva cerca de uma hora e meia e, para chegar ao topo, é preciso ter fôlego (e nada de medo de altura!) para encarar os 242 degraus de subida.


Le Parkour

Le Parkour
Divulgação

São Paulo é um cenário dos mais perfeitos para a prática do Le Parkour – mesmo porque um de princípios da modalidade é justamente ocupar a cidade e o espaço urbano. Há “picos” já conhecidos espalhados pela capital, como a Praça da Liberdade e o Centro Cultural São Paulo, indicados para o pessoal mais experiente. A boa nova é que há também escolas para aprender o esporte antes de se aventurar pelas ruas, como a Tracer, com bases em Pinheiros e Vila Madalena.


Bicicross

Com fauna e flora nativas, o Parque Ecológico do Tietê não é só um ponto de encontro em meio à natureza, mas também destino dos amantes de bicicross. Além da pista, cheia de curvas e aclives, o que não falta é espaço neste parque na Zona Leste: com uma área de 14,1 milhões m², sua extensão equivale a 11 Ibirapueras.


Gaiolas de rebatida

Não é exatamente radical, mas rebater bolas de beisebol arremessadas em sua direção a quase 100 km/h exige habilidade e a adrenalina vai lá em cima. Na Arena Beisebol, no Tatuapé, é possível alugar as ‘gaiolas’ por período ou quantidade de bolas, ajustar a velocidade e se sentir em um campo profissional.


Longboard

São Paulo é cheia de ladeiras pra galera do long – ou melhor, para mandar aquele downhill. Na região de Pinheiros, a Rua Bagiru é um dos points mais procurados, bem íngreme e com poucas curvas. Trânsito naquelas bandas? Só se for de skatistas.


Esportes na Guarapiranga

Parte do Parque Ecológico da Guarapiranga, na Zona Sul, a represa é ponto de barzinhos e restaurantes à beira d’água. Mas, mais do que isso, é onde o pessoal se encontra na Praia do Sol para nadar e praticar esportes como stand-up paddle, canoagem e vela.


Cachoeira em Paralheiros

Cachoeira em Paralheiros
Prefeitura de São Paulo

Também no extremo sul, a Área de Proteção Ambiental Municipal Capivari-Monos tem uma área de 251 km², equivalente a 1/6 do território da cidade! Todo esse verde conta com trilhas e cachoeiras (a do Sagui é ideal para banho) e, nas águas do Rio Capivari, é possível praticar esportes de aventura como ducking e boia cross.


Casa de Pedra

Casa de Pedra
Divulgação

Se a sua praia é subir pelas paredes, a Casa de Pedra é o local. Ponto de referência e um dos primeiros a abrir as portas na Capital, fica na região da Avenida Sumaré, na Zona Oeste, e tem uma segunda unidade em Moema, na Sul. Para iniciantes ou experientes, para lazer ou treinamento profissional.


Rapel da Sumaré

Rapel da Sumaré
Rapel SP

Quem passa pela Avenida Doutor Arnaldo já sabe: é comum ver uma galera pendurada no viaduto, descendo de rapel até a Avenida Sumaré. A atividade está há anos no mesmo local, e conta com uma descida de 28 metros – sempre acompanhada devidamente de pessoal especializado.


iFLY

iFLY
Divulgação

I believe I can fly… Pode abrir as asinhas e cantar, sim, porque vai ter gente desafiando a gravidade nesse túnel de paraquedismo indoor, em plena marginal do Rio Pinheiros. No iFly, simulador de paraquedismo indoor, a sensação é a mesma de saltar de um avião e, para muitos, o primeiro passo para começar no esporte.


WindUP Indoor Skydiving

Outro simulador de paraquedismo, o WindUP está na região da Vila Mariana, na Zona Sul. Funciona dentro de um túnel vertical com 17 metros de altura, com ventos que ultrapassam os 250 km/h – para se ter um comparativo, a velocidade de um salto é de 200 km/h.


Skycoaster

Quem foi adolescente na década de 1990 se lembra de um dos pontos mais radicais do saudoso parque de diversões Playcenter. O Skycoaster permitia um voo solo, em dupla ou trio, a 120 km/h, por cima da multidão do parque.

A boa notícia é que a atração segue ativa no robusto Hopi Hari, na cidade de Vinhedo, a apenas meia hora da capital, um passeio que vale a pena pegar a estrada.


Tirolesa

Tirolesa
Selva SP

Abra os braços e curta a paisagem: ao longo de 170 metros de extensão, a tirolesa do Selva SP é pura diversão. O parque de aventuras ainda oferece um rapel de 25 metros de altura e trilhas pela mata, tudo com vista para a cachoeira de Marsilac, no extremo Sul.


Jantar nas alturas – Dinner in the Sky

Jantar nas alturas – Dinner in the Sky
Divulgação

Com eventos agendados e poucas semanas em cartaz por ano, o Dinner in the Sky é uma experiência e tanto! Exige coragem, já que o viajante é içado em uma plataforma a 50 metros do chão, para uma refeição inesquecível. O ingresso inclui entrada, prato principal, sobremesa e serviços. A temporada de 2020 será de 2 de abril a 14 de julho.

Dica dos locais

Tente pegar um lugar nas pontas da mesa, que garantem mobilidade e uma visão ainda mais ampla da paisagem!

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.