Post Cover

Compras e turismo na região da 25, Bom Retiro e Brás

Avatar do usuário

Por Catharina Castro

Atualizado há 3 meses

A cidade dos negócios é também a cidade das compras

São Paulo costuma atrair milhares de pessoas que desembarcam todos os dias em busca de uma infinidade de produtos para todos os gostos, bolsos e finalidades. Entre os locais mais procurados está a região central com seus famosos polos de compra: 25 de Março, Bom Retiro e Brás.

25 de Março

25 de Março
Rogério Cassimiro - Mtur

Difícil pensar em São Paulo sem falar na 25 de Março. A rua se tornou sinônimo de boas compras por sua diversidade de produtos e seus preços atrativos. Há até quem diga que se não achar algo na 25, não achará em nenhum lugar no Brasil!

Exageros à parte, a região é um ótimo lugar para comprar itens como bijuterias (montadas ou peças para montagem); artigos de festa (de aniversário, de 15 anos, infantil, adulto, casamento, etc.); artigos para casa, desde um simples tupperware até itens de decoração; fantasias de carnaval, Halloween, árvores de natal, aviamentos, material escolar e até roupas e bolsas, que são geralmente mais atrelados à região do Bom Retiro e Brás.

Uma sugestão é ir além da rua principal, e ficar de olho nas vias laterais, que podem guardar bons achados.

Dica dos locais

Prefira ir à região durante a semana e evite sábados e principalmente vésperas de grandes datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças.


Mercadão

Mercadão
Rogério Cassimiro - Mtur

É nesta região também que está localizado um dos principais pontos turísticos de São Paulo: o Mercado Municipal de São Paulo. O imponente prédio inaugurado em 1933 é parada obrigatória para os que fazem turismo e compras na região.

Não deixe de provar o pastel de bacalhau do Hooca Bar e nem o famoso sanduíche de mortadela com queijo do Bar do Mané.

Dica dos locais

Também aproveite para se deliciar com as atraentes frutas oferecidas para degustação pelos feirantes dos boxes do mercado. Um dos mais famosos é a Barraca do Juca, que ficou conhecida pelo personagem do Tony Ramos, na novela A Próxima Vítima, de 1995.

Ilustração
Divulgação

Rua Paula Sousa

Bem perto do Mercadão está uma rua que costuma atrair donos de diversos estabelecimentos comerciais: a Paula Sousa. O endereço é um excelente destino para quem cozinha profissionalmente ou mesmo de forma amadora e quer equipar a sua casa.


Zona Cerealista

Agora que você comprou os utensílios de cozinha, pode seguir até a Zona Cerealista. Localizada em um trecho da Avenida Mercúrio e toda a extensão da Rua Santa Rosa, quase em frente ao Mercado Municipal, o lugar é conhecido por vender cereais, produtos a granel e temperos do mundo todo com boa qualidade e preços baixos.

Dica dos locais

Muitos estabelecimentos da Zona Cerealista tem e-commerce e entregam na sua casa. É legal ir, conhecer, experimentar e repetir o que mais gostou fazendo um pedido online.


Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento
Divulgação

A melhor forma de chegar à região da 25 de Março é de transporte público. Se for de metrô, você deve pegar a Linha 1 - Azul e descer na estação São Bento. A estação ganhou esse nome por estar bem próxima ao Largo de São Bento, onde está localizado o Mosteiro.

Aos domingos, a missa das 10h é celebrada com canto gregoriano e órgão. Outro atrativo do local é a padaria com pães, bolos, biscoitos e até cervejas artesanais, tudo fabricado pelos próprios monges.

Dica dos locais

Se estiver indo para a Rua 25 de Março, ao desembarcar na estação São Bento (Linha 1 – Azul), dirija-se para a saída Ladeira Porto Geral.


Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.


Viaduto Santa Ifigênia

Viaduto Santa Ifigênia
César Ogata - Fotos Públicas

Ao lado do Mosteiro está o belíssimo Viaduto Santa Ifigênia que liga o Largo à Igreja de Santa Ifigênia localizada do outro lado do viaduto. Em estilo Art Nouveau, o local é um dos principais cartões-postais do Centro de São Paulo.

Dica dos locais

Bom local para fotos! Mas tome cuidado com o celular.


Bom Retiro

Bom Retiro
Prefeitura de São Paulo

Muito além da José Paulino, a principal rua de comércio do bairro, o Bom Retiro esconde lugares imperdíveis e é um importante polo gastronômico, resultante da mistura de imigrantes que povoam o bairro.

Não é à toa que chegou a ser eleito o bairro mais cool do Brasil pela revista britânica Timeout.

Confira alguns desses paraísos gastronômicos no bairro:


Delishop

Delishop
Divulgação

O Delishop é um restaurante de cozinha judaica e contemporânea, aberto em 1991, que reproduz receitas de família a várias gerações, tais como moussaka, vareniques e salada de repolho. Destaque para um falafel sequinho e saboroso. Imperdível!


Café

Café
Divulgação

Quase ao lado, dentro da Oficina Cultural Oswald de Andrade, esconde-se o Café Colombiano, decorado com as cores e a alegria do povo colombiano. No local, além das arepas e do café, são servidas opções de almoço de segunda a sábado.


Mais café

Mais café
Share Eat

Quando o assunto é café, o bairro pode orgulhar-se de ter o melhor. O UM Coffee Co. foi eleito em 2019 pela segunda vez a melhor cafeteria da cidade.

A unidade localizada no bairro é a primeira de marca e abriga em suas instalações um espaço com maquinário para torra dos cafés produzidos pela família (de coreanos) em Minas Gerais; salas de aula para formação profissional de baristas e a cafeteria onde são servidos cafés feitos com vários métodos de extração.

Dica dos locais

Não saia sem provar um dos cafés e aproveite para aventurar-se sem medo nos doces, também produzidos com primor no local.


Churrasco coreano

Churrasco coreano
Divulgação

O Bom Retiro abriga uma grande quantidade de coreanos e por isso, em sua passagem pelo bairro, não pode faltar o famoso churrasco coreano. Um das casas mais tradicionais especializadas nesta iguaria é a New Shin-la kwan. Seguindo toda a tradição do país de origem, prepara todos os ingredientes e temperos típicos em uma grelha localizada dentro de uma mesa e em frente ao cliente.

Ilustração
Casa Búlgara - Divulgação

Se quiser continuar o giro pelo mundo sem sair da região, saiba que por lá ainda é possível conhecer a Casa Búlgara, uma lanchonete que serve a tradicional bureka, um folhado típico da Bulgária e o Acrópolis, um restaurante grego que serve sua tradicional moussaka e outros pratos típicos da culinária daquele país desde 1959.


Nas redondezas

Faça uma pausa na comilança e vá conhecer alguns dos ícones da cidade.


Pinacoteca

Pinacoteca
Diogo Moreira

Colado ao bairro do Bom Retiro está a Luz, onde fica a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos principais museus de arte do Brasil.

O prédio projetado por Ramos de Azevedo em 1897 abriga cerca de 4 mil peças de artistas paulistas e também obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.


Estação da Luz

Estação da Luz
Governo do Estado de SP

Atravessando a rua está a Estação da Luz, cartão-postal e também uma das principais estações ferroviárias da cidade.

A bela estrutura que a compõe foi trazida da Inglaterra e copia o Big Ben e a abadia de Westminter. Rende belas fotos!

Ilustração
Governo do Estado de SP

Brás

Assim como a região da 25 de Março, o Brás costuma receber milhares de pessoas que vão diariamente atrás de seus produtos. Por lá, o viajante pode encontrar peças de vestuário, moda praia e moda fitness, bolsas, malas e mochilas, bijuteria, maquiagem, artigos de festa e para casa, decoração, brinquedos e muito mais!

A forma mais fácil de acessar o Brás é pela Linha 3-Vermelha do Metrô, e também pelas linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM. Principais ruas de comércio: Oriente, Maria Marcolina, Miller e Maria Joaquina.

Dica dos locais

Algumas dessas lojas só vendem por atacado, mas dá para encontrar produtos legais por lá para as compras pessoais, também.


Catavento Cultural e Educacional

Catavento Cultural e Educacional
Secretaria da Cultura de São Paulo

Se você tem crianças na família, saiba que o Catavento Cultural é um dos museus mais visitados da cidade. Para garantir bons momentos de diversão com a garotada, o local conta com mais de 250 atrações científicas divididas em quatro espaços interativos, que atraem e proporcionam muito aprendizado para os pequenos.

Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escalada de sete metros de altura e o estúdio de TV. No espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que mantém adultos e crianças entretidos.

Quer saber mais?

Por aqui, você fica sabendo de novos roteiros que encaixam com o seu perfil

Você receberá e-mails com conteúdos exclusivos do Visit SP. Para mais informações consulte as políticas de privacidade.